Não encontro meu anticoncepcional na farmácia, e agora?

4 setembro, 2020

Já pensou, sair para comprar ou pedir um delivery do seu anticoncepcional e descobrir que ele está em falta e você não tem nenhuma caixinha de reserva

Esporadicamente nos deparamos com essa situação, seja por mudança de linha de alguns laboratórios ou até mesmo problemas de distribuição mais corriqueiros agora na pandemia.

Em primeiro lugar: não se desespere! Procure comprar sempre as caixinhas que vem com quantidade para 3 meses e não deixe acabar de vez para comprar outro.

Se as reservas acabaram, não troque por qualquer outro que você encontrar na farmácia, ele pode não ser o mais indicado para você e as vezes pode até causar algum mal estar.

Procure antecipar sua consulta com o ginecologista e caso seja necessária a troca da pílula lembre-se de associar preservativo nos primeiros 10 dias de uso para evitar uma gravidez não planejada.

Existem outros métodos para evitar gravidez diferentes da pílula, comenta aqui se você conhece algum diferente. A escolha da melhor forma para se prevenir é sua, o ginecologista está aqui para te expor as opções!  Lembrando que somente a camisinha evita doenças sexualmente transmissíveis!


Dra Maria Eugenia Cardoso

Ginecologista e Obstetra

CRM SP 185335 RQE 65220


#ginecologia #pilula #saopaulo #farmacia #injeçao #delivery #gravidez

 

 

Sangramento de escape (tipo borra de café) significa que a pílula perdeu efeito?

26 junho, 2020

É muito chato ser pega desprevenida na rua sem absorvente por um sangramento e ficar com a calcinha suja né? Principalmente se você usa anticoncepcional e está longe de terminar a cartela, ou a última menstruação acabou de passar.

 
Esses sangramentos amarronzados tipo borra de café acontecem com maior frequência no inicio do uso de uma pílula ou após um longo período e com maior frequência nas mulheres que não fazem pausa entre as cartelas.

 
Após excluir outras causas de escape menstrual (Ex. infecções, alterações no útero como pólipos ou miomas) não há riscos de permanecer com este sangramento discreto (só o fato de ser desagradável mesmo) e a pílula continua fazendo efeito para evitar uma gravidez.

 
O tratamento vai depender do que você deseja e o que seu ginecologista vai te aconselhar! Você já passou por isso ou conhece alguém que passa? Marca esta amiga nos comentários ou compartilha o post com ela!

 
#ginecologia #saopaulo #escape #spotting #menstruacao #pilula 

 

Se eu não usar camisinha, preciso usar pílula do dia seguinte, mesmo se eu já usar anticoncepcional?

26 junho, 2020

Várias mulheres tem essa dúvida frente ao receio de engravidar sem planejamento. Sabe-se que o preservativo/ condon/ camisinha é o único método capaz de evitar uma doença sexualmente transmissível, devendo ser utilizado em toda relação sexual independente do uso ou não de outro método contraceptivo.

 
Segundo a Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia, o risco de uma mulher que usa apenas preservativo engravidar no final de um ano é cerca de 2% enquanto a usuária de anticoncepcional isolado tem risco menor que 0,3%, quando associados, este risco diminui ainda mais.

 
O esquecimento do uso do preservativo nas mulheres que usam anticoncepcional corretamente, não justifica o uso da pílula do dia seguinte, já que além dos efeitos colaterais da alta dosagem de hormônios, esperamos que a ovulação já esteja bloqueada pelo efeito do anticoncepcional e a gravidez não ocorra.

 
Lembrando, nenhum método é 100% eficaz, nem laqueadura nem vasectomia, quer dizer, somente a abstinência sexual evita 100% das gestações.... E você, sente-se segura com seu método anticoncepcional? Siga meu perfil @dramariaeugeniagineco para mais conteúdo informativo como este em prol do seu bem estar. 


#ginecologia #saopaulo #PDS #condon #anticoncepcional #gravidez 

 

...e esse corrimento amarelado?

26 junho, 2020

Sabe quando a gente come só uma parte da maçã e deixa ela num canto? Ela fica amarelada ne? Isso ocorre por causa do contato com o oxigênio, o que também acontece quando o corrimento fica na calcinha por determinado período, dando a impressão de alguma doença.


A maioria dos corrimentos sem cheiro e que não têm coceira junto não estão associados a nenhuma infecção, são apenas secreções fisiológicas da mulher que em determinadas épocas do ano (geralmente quando se usa mais roupas ou o tempo está mais abafado) estão mais abundantes.


Para evitar dúvidas, o ideal é consultar com a ginecologista que junta as informações que você conta com o que ela enxerga no exame físico ou no exame laboratorial e passa a orientação ou tratamento mais adequado.👩🏽‍⚕️🥰


 #ginecologia #saudedamulher #medicina #vidasaudavel



 

Você ja fez seu Papanicolaou?

26 junho, 2020

Papanicolaou é o nome do médico que criou o exame preventivo que as mulheres que já iniciaram vida sexual fazem anualmente e ajuda na detecção precoce de casos de câncer de colo uterino. 


Quase 100% dos casos de câncer estão associados ao HPV, um vírus transmitido por relação sexual desprotegida que causa também verrugas genitais. .
Atualmente, já existe vacina para HPV, disponível no SUS para meninas 9-14 anos e meninos 10-11 anos, o ideal seria que todos fossem vacinados, mesmo os que já tiveram contato com a infecção. 


Agora no isolamento social, sugerimos que as pacientes com exames normais anteriores atrasados aguardem a retomada dos atendimentos não emergenciais para colocar a rotina ginecológica em dia. 


Ficou com alguma duvida? Me mande um email em contato@dramariaeugeniagineco.com.br ou me siga nas redes sociais @dramariaeugeniagineco e encontre mais conteúdo como este!

 
#ginecologia #ginecologista #clinicamédica #menopausa #climatério 


 

Ebook gratuito sobre as principais queixas Ginecológicas

26 junho, 2020

Nessa época em que as consultas médicas presenciais estão um pouco restritas por causa do covid, decidi criar um material reunindo as principais queixas de consultório de ginecologia, explicando um pouco sobre cada uma e dando dicas de como resolver alguns problemas através do auto conhecimento e mudanças de hábitos.


Clique AQUI e cadastre-se para receber as instruções em seu email para download. Acesse também minhas redes sociais:

 

Espero que ajude! #ficaemcasa #isolamentosocial #ginecologia #menstruação #corrimentovaginal #ebookgratis

Acesse também minhas redes sociais:

Facebook 

Instagram

YouTube

 

Cólicas menstruais, você ainda sofre com isso?

26 junho, 2020

Muitas mulheres sofrem com cólicas menstruais chegando a atrapalhar atividades do dia a dia como escola ou trabalho.


Esta é uma das principais queixas das adolescentes e ocorre devido a contrações que o útero faz para eliminar o sangramento menstrual, podendo causar enjoo ou diarreia dependendo da intensidade. 
Os sintomas podem iniciar até mesmo antes do início da menstruação e continuam geralmente até o 3º dia.


A realização de um bom exame físico e por vezes ultrassom ajudam a excluir outras causas de dor, como endometriose ou infecções.


A melhor forma de tratamento é informar que se trata de um sintoma benigno, associar calor local (ex: bolsa de água quente) e medicações que reduzam as contrações do útero ou até mesmo a ovulação, como anti inflamatórios ou anticoncepcionais.


Você já passou por isso ou ainda passa? Se sim, sei o quão ruim é, mas estou aqui também para te lembrar que existe solução! Não se auto medique, procure atendimento médico para receber um tratamento individualizado feito especialmente para você 😊.   


#ginecologia #ginecologista #clinicamédica #menstruação #cólicamenstrual #cólica #anticoncepcional #adolescência 

 

TPM, quem já ficou mais irritada antes de menstruar? Saiba mais sobre e como sofrer menos.

26 junho, 2020

Quem nunca ficou mais irritada no período pré menstrual (ou teve alguém que lhe disse que você estava mais irritada do que o normal neste período)? Além das variações de humor algumas mulheres também se queixam de inchaço, dores nos seios e dores de cabeça até uma semana antes da data da próxima menstruação.


Isso ocorre pela variação hormonal deste período do ciclo menstrual e liberação de alguns neurotransmissores cerebrais. A maioria dos casos é leve mas algumas pessoas podem ter sintomas mais graves necessitando inclusive de acompanhamento com psiquiatra.


A prática de exercícios físicos regulares ajuda a diminuir o nervosismo e o inchaço, assim como dar preferência a alimentos saudáveis com pouco sal e buscar métodos de relaxamento como yoga, meditação ou acupuntura.


O tratamento medicamentoso varia de pessoa para pessoa, mas existem métodos para aliviar a dor, os sintomas de variação de humor e até mesmo o inchaço.


Você sente isso ou conhece alguém que sente? Não se auto medique, procure atendimento médico para receber um tratamento individualizado feito especialmente para você 😊.


#ginecologia #ginecologista #clinicamédica #menstruação #anticoncepcional #adolescência #inchaço #edema #dordecabeça #dornoseio #irritabilidade #nervosismo #TPM #mauhumor

 

Como saber se os calores são da menopausa?

26 junho, 2020

A menopausa costuma ocorrer na mulher brasileira entre os 40 e os 55 anos, a menstruação começa a falhar até um certo período em que ela para de descer, sendo que os calores geralmente acompanham esta irregularidade menstrual. 


É importante excluir outras causas de calores e suor importante como ansiedade, alergia grave, consumo de álcool e bebidas quentes, pressão alta descontrolada, uso de algumas medicações e outras doenças.No caso da menopausa, os calores ocorrem após os ovários pararem de funcionar e produzirem hormônios.


Além da terapia de reposição hormonal, outras medicações e mudanças de hábitos podem ajudar a diminuir esses sintomas, exemplo: atividade física regular, meditação, acupuntura, diminuição da temperatura do quarto, uso de ventiladores, utilizar roupas de cama e vestimenta mais leve e evitar gatilhos como situações de stress ou consumo de condimentos. 


Você está passando por isso ou conhece alguém que esteja? Se sim, procure atendimento médico para receber um tratamento individualizado feito especialmente para você 😊. O ginecologista é o profissional mais indicado neste momento.


#ginecologia #ginecologista #clinicamédica #menstruação #menopausa #calor #calorões #ondasdecalor #fogachos #irritabilidade #nervosismo 

 

Emendar anticoncepcional faz mal? Saiba a verdade.

26 junho, 2020
Você já quis emendar uma cartela da pílula para não menstruar porque ia viajar ou tinha uma festa? Depois gostou tanto que teve vontade de continuar sem fazer pausa mas ficou com medo?

As pílulas anticoncepcionais mais famosas possuem 21, 24 ou 28 comprimidos. Durante o intervalo entre uma cartela e outra ocorre um sangramento programado pela parada na tomada do hormônio, não é a mesma menstruação que desceria fisiologicamente sem pílula, ou seja emendar uma cartela na outra não “junta sujeira” porque nem se forma o sangramento. 

Aquela historia de parar de tomar para limpar o organismo após tanto tempo de uso também não é verdade, a pausa no uso da pílula deve ser orientada frente a algum efeito colateral, adição de risco de saúde (ex. descobriu que tem pressão alta) ou para tentar normalizar um sangramento indesejado (o que pode acontecer quando se emenda mais de 3 cartelas).  

A escolha de tomar a pílula de forma contínua deve ser da paciente, além dos benefícios de não menstruar e não ter cólicas, muitas melhoram também das dores de cabeça e TPM. 

E você, se incomoda muito com a sua menstruação? Se sim e ficou com vontade de “sumir” com ela, me siga nas redes sociais e se inscreva no meu canal do Youtube clicando aqui!

#ginecologista #saopaulo #menstruaçao #anticoncepcional #pilula #sangramento #TPM #colica #dordecabeça 

 

O que mexe dentro da minha barriga?

26 junho, 2020

Muitas mulheres vão ao consultório de ginecologia queixando que algo está mexendo de um lado para o outro dentro da barriga. Quando se está na segunda metade da gravidez isso é “culpa” do bebê, mas quando nem se está gravida, o que pode estar acontecendo?


O útero e os ovários ficam paradinhos dentro da pelve da mulher, por mais que eles tenham cistos ou miomas em nenhum dos casos há movimentação dentro da barriga. Nem a bexiga, por mais cheia de urina que esteja ou até mesmo com infecção, não anda pela barriga. 


O que sobrou para mexer lá dentro? O intestino. Sim, ele mexe quando produzimos muitos gases, quando comemos alguma coisa que não nos fez bem, se estamos com diarréia ou se vamos com pouca frequência ao banheiro fazer coco, causando inclusive dor por causa da distensão das alças intestinais.


O que fazer para melhorar isso? Ter uma alimentação saudável rica em fibras (frutas, verduras, legumes), praticar atividade física e consumir ao menos 2 litros de agua por dia ajudam o intestino ficar mais regulado. Além de observar se algum tipo de alimento em específico, por exemplo leite, pães, gordura fazem estes sintomas piorarem.


Você já sentiu algo parecido? Se sim, siga meu perfil @dramariaeugeniagineco para mais conteúdo informativo como este em prol do seu bem estar.
 
#ginecologia #saopaulo #intestino #fibras #agua #dorpelvica #probioticos

 

Minha menstruação é desregulada?

26 junho, 2020

Se ela antecipa a gente não gosta, se vem muito a gente reclama, se vem pouco a gente acha estranho, mas se ela atrasar e não estiver no nosso planejamento... é pior ainda.
Cada mulher tem o ciclo menstrual diferente e ao longo da vida os ciclos de uma mesma mulher também podem mudar. Nos extremos de idade os ciclos menstruais ficam um pouco bagunçados e geralmente mais espaçados, isso é considerado normal nos dois primeiros anos após a primeira menstruação e entre os 40 e 55 anos (idade média em que a mulher brasileira entra na menopausa) quando vem acompanhados dos famosos fogachos/calorões.


O próprio uso de pílulas ou injeções anticoncepcionais podem alterar o padrão da menstruação, assim como o uso de algumas medicações psiquiátricas, amamentação, alterações na estrutura do útero (ex. miomas, pólipos, adenomiose), problemas de coagulação, entre outros...

O intervalo considerado normal entre cada menstruação é de 21-35 dias, o sangramento deve durar de 2-7 dias e a quantidade de sangue perdido varia de 30-50ml (mais difícil de quantificar se você não usa um coletor menstrual). Se você acha que sua menstruação está bagunçada, a primeira coisa a fazer é um calendário menstrual com dia de início e término de cada ciclo. Não tome medicações sem orientação médica e vá pelo menos uma vez ao ano ao ginecologista. Qualquer dúvida me mande uma mensagem ou agende uma consulta😷👩🏽‍⚕️

#ginecologia #anticoncepcional #injeção #menstruação #diudecobre #diumirena #mioma #menopausa #adolescencia