Várias mulheres tem essa dúvida frente ao receio de engravidar sem planejamento. Sabe-se que o preservativo/ condon/ camisinha é o único método capaz de evitar uma doença sexualmente transmissível, devendo ser utilizado em toda relação sexual independente do uso ou não de outro método contraceptivo.

 
Segundo a Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia, o risco de uma mulher que usa apenas preservativo engravidar no final de um ano é cerca de 2% enquanto a usuária de anticoncepcional isolado tem risco menor que 0,3%, quando associados, este risco diminui ainda mais.

 
O esquecimento do uso do preservativo nas mulheres que usam anticoncepcional corretamente, não justifica o uso da pílula do dia seguinte, já que além dos efeitos colaterais da alta dosagem de hormônios, esperamos que a ovulação já esteja bloqueada pelo efeito do anticoncepcional e a gravidez não ocorra.

 
Lembrando, nenhum método é 100% eficaz, nem laqueadura nem vasectomia, quer dizer, somente a abstinência sexual evita 100% das gestações.... E você, sente-se segura com seu método anticoncepcional? Siga meu perfil @dramariaeugeniagineco para mais conteúdo informativo como este em prol do seu bem estar. 


#ginecologia #saopaulo #PDS #condon #anticoncepcional #gravidez